Saúde e Cura

Em Figueira, busca-se promover a cura em um nível profundo, que vai além da eliminação ou do alívio das desarmonias físicas, emocionais e mentais.

Os tratamentos proporcionados pelo Setor de Saúde e Cura visam não apenas agir sobre os sintomas das doenças, mas igualmente dar suporte para que os indivíduos compreendam e transformem as causas interiores que as geraram.

Assim, as pessoas são auxiliadas a trilhar um processo de cura interior - que, em muitos casos, também pode resultar em uma cura física, emocional e mental.

O legado de Frei Ameino (Clemente, Dr. José Maria Campos)

Os procedimentos terapêuticos realizados pelo Setor de Saúde e Cura objetivam à regeneração celular, seguindo os ensinamentos de Frei Ameino (Clemente, Dr. José Maria Campos) – (1950-2020), médico clínico, pesquisador e monge da Ordem Graça Misericórdia.

O Setor de Saúde e Cura se propõe a perpetuar e a aprofundar o conhecimento deixado por Frei Ameino, cujo trabalho também abrange uma síntese das abordagens médico-terapêuticas da Antroposofia e da Homeopatia.

Tendo como uma de suas metas se tornar um espaço de referência em estudo, pesquisa e capacitação, o Setor de Saúde e Cura está aberto para receber médicos e terapeutas voluntários interessados em vivenciar um período de colaboração e de troca de experiências.

Procedimentos terapêuticos

Entre os procedimentos chamados de terapêuticas externas, o Setor de Saúde e Cura oferece os banhos de imersão, os cataplasmas, as compressas, as terapias com o uso do som, os enemas, a limpeza colônica e os pedilúvios. Além disso, são realizadas terapêuticas na natureza, como os banhos ao ar livre, os banhos no lago e os banhos com argila, que podem ser finalizados com um período de retiro.

O Setor de Saúde e Cura busca uma síntese e um equilíbrio no emprego da Medicina Natural e da Medicina Alopática. Nesse âmbito, contamos com a parceria de médicos que, em suas especialidades, ajudam-nos a acompanhar os pacientes que necessitam.

As sedes do Setor de Saúde e Cura se localizam no Núcleo Coração Sagrado, em Figueira, e na Casa Luz da Colina, uma instituição parceira, ambas instaladas na cidade de Carmo da Cachoeira.

*Foto: preparo de compressa de pelargônio.

Horto Medicinal

Muitas das ervas utilizadas no preparo das terapêuticas externas realizadas no Setor de Saúde e Cura são cultivadas em nosso Horto Medicinal. Desde o plantio e a coleta dos vegetais até o seu processamento e a sua aplicação, tudo faz parte de um reverente cerimonial que, permeado de amor e de cuidado em cada etapa, busca irradiar o impulso da cura aos pacientes.

Saiba mais:

  • Núcleo Coração Sagrado
  • Casa Luz da Colina

*Registros fotográficos realizados antes da pandemia.